Buscar
  • Mateus

6 dicas sobre peneiras, a 3° vai te surpreender



Peneiras vibratórias tem ampla aplicação na industria em geral, com isso, se torna um equipamento diretamente ligado a produção e quando ocorre a falha, gera perda para o processo.

Baseado nisso, vamos dar 6 dicas sobre como manter sua peneira operando bem e confiável:

1. Mantenha sua peneira limpa: Molas, decks, estrutura em geral devem ser limpas e sem acúmulo de material. Isso vai permitir que sua peneira opere sem agarramento.


2. Cuide da altura da queda do material: A queda do material na região da carga, deve ser a menor possível e sempre buscando entregar o material recebido na peneira. Isso melhora o fluxo, reduz desgaste e melhora a estratificação da camada.


3. Fique atento quanto a distância da peneira para partes fixas: Esse é o ponto mais importante desse post. Nunca, nunca, nunca, deixe sua peneira "bater" em pontos fixos. Isso vai gerar desgaste extremamente irreversíveis e prejuízo financeiro altíssimo. Procure manter a sua peneira, ou seja, a parte vibrante longe por no mínimo 80mm de pontos de contato. A peneira deve operar livre, sempre livre.


4. Cuidado com furos oblongados: Furos oblongados geram constante afrouxamento das partes fixadas (Telas, longarinas). Sempre que tiver oportunidade, meça o diâmetro dos furos, se identificado ovalização do furo, ou aumento do diâmetro maior que 1,5 mm, programe a troca desse componente.


5. Zele pela condição das longarinas: Faça inspeção regulares nas longarinas e mantenha a queda de material centralizada, material fora de centro, gera desgaste irregular, por isso é importante medir todas longarinas.


6. Obedeça ao torque dos parafusos por horas de operação: Afrouxamento de parafusos, gera laqueamento de furo, afrouxamento de componentes e ai começa a dor de cabeça. Então conheça o manual, siga as instruções de torque


Gostou desse artigo? Compartilhe com alguém!


Mateus | MecTotal

0 visualização

©2020 por Mecânica Total Brasil.