A importância de armazenar redutores corretamente.




Recentemente recebi essa foto, na legenda dizia: Redutor novo vazando óleo. Desconsiderando possíveis erros na montagem ou vedações mal especificadas, entramos no assunto sobre quando o redutor havia sido reparado. O mesmo foi reparado há quase dois anos e enviado para o almoxarifado da sua empresa, com isso surgiu algumas duvidas sobre a rotina de preservação desse componente.

Alguns fabricantes deixam descrito em seus manuais recomendações de como armazenar corretamente um redutor, listei abaixo um mix de informações de diferentes manuais sobre como manter seu redutor sempre em condições de operação.

  1. Aplicar o anticorrosivo.

  2. Remover o respiro e substituir por plug roscado.

  3. Utilizar veda-rosca.

  4. Remover a vareta de óleo e selar o furo.

  5. Proteger as pontas dos eixos com verniz protetivo e aplicar graxa em abundância nas graxeiras dos alojamentos dos retentores.

  6. Se o redutor possuir sistema de resfriamento a água, drenar toda umidade do sistema e vedar as conexões.

  7. Inspecionar os redutores a cada 6 meses ou com maior freqüência, dependendo do ambiente, e reaplicar o anticorrosivo, se necessário.

  8. Os redutores devem ser apoiados sobre blocos ou pallets.

  9. Construir um tapume em torno do redutor e cobrir com lona, deixando a parte inferior aberta para permitir ventilação. Não encostar diretamente a lona no redutor, observando distância adequada para circulação de ar.

  10. Inspecionar os redutores a cada 3 meses, reaplicando o produto, se necessário.

Ps. Deixa o e-mail nos comentários, vou enviar os manuais citados acima.

42 visualizações

©2020 por Mecânica Total Brasil.