Buscar
  • Mateus

Causas de vibração em bombas

Atualizado: Out 6


Bombas são amplamente usadas na industria em geral, porém um problema que causa grandes prejuízos e uma série de problemas é a vibração elevada das bombas, aqui listamos algumas causas e uma dica de como prevenir vibração elevada em bombas.

1. Desalinhamento entre a bomba e o acionador.

2. Desbalanceamento dinâmico do conjunto rotativo ou do acoplamento. 3. Problemas de tensão provocada pelas linhas de sucção e descarga. 4. Tubulação próxima à bomba não apoiada corretamente nos suportes. 5. “Pé manco” (apoio desigual) do motor ou da bomba. 6. Pés do motor ou da bomba não apertados adequadamente. 7. Chumbadores da base soltos. 8. Base não grauteada adequadamente. 9. Roçamento interno. 10. Cavitação.

Essas são apenas 10 causas, mas queremos chamar a atenção para a causa número 3.

Os flanges quando montados próximos a juntas de expansão não podem ser apertados de qualquer maneira, uma vez que cada aperto gera um força que consequentemente gera esforço da base da bomba mesmo após alinhada. Para garantir o aperto ideal, esse "esforço" é conhecido como TENSÃO NOS FLANGES.

Para garantir o aperto ideal, siga a recomendação abaixo:


1. Fazer limpeza da superfície do flange.

2. Posicionar 2 relógios comparadores, sendo um na vertical e outro na horizontal.

3. Apertar flange e acompanhar medida no relógio, durante aperto de cada parafuso, não se deve permitir que a leitura passe de 0,05mm.

4. Repetir esse processo de maneira individual durante aperto de cada parafuso.



Espero que esse post tenha te ajudado, até a próxima.


Mec Total



468 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Mecânica Total Brasil.