Buscar
  • Mateus

Introdução a peneiras vibratórias

Já não é de hoje que existe a necessidade de segregar material através do peneiramento,claro que as coisas evoluíram muito para chegar na condição que temos hoje, mas o processo de peneiramento é datado para antes de cristo, quando os escravos carregavam peso de acordo com seu tamanho, pedras grandes para homens grandes.



Atualmente, para "separar" o material, usamos peneiras vibratórias motorizadas, sobre isso que vamos falar nesse blog.

Peneiras tem por função:

1. Classificar.

2. Reduzir umidade. 3. Separar.


O que é peneiramento?

É um processo mecânico que promove a separação de particulados sólidos de vários tamanhos em dois ou mais grupos de produtos através de uma superfície de peneiramento. A superfície de peneiramento atua como um gabarito "passa-não-passa" e o produto final do peneiramento consiste em grupos de particulados com dimensões mais uniformes do que a mistura original.


Por que separar o material?

1. Separação do material em diferentes produto.

2. Retirada de finos para proteção de britadores e moinhos. 3. Redução de umidade do produto. 4. Separação de produto de valor comercial para o material sem valor agregado.

5. A separação gera redução no valor de um projeto de britagem ou moagem.



Por que vibrar?

A vibração estratifica a camada de material, gerando dessa forma maior eficiência de peneiramento e separação do material.



Tipos de vibração:

Vibração vertical, estratifica mas não transporta o material.


Vibração na horizontal, transporta mas não estratifica.


Tendo em vista que os dois tipos de vibração não são eficientes, precisamos implementar mais um fator que é a inclinação, conhecido como: Ângulo de vibração.


Vibração em ângulo estratifica e transporta. Portanto, todo equipamento vibratório deve ter um ângulo de transporte entre 0º e 90º para que tenha uma produtividade adequada. O ângulo de vibração é o ângulo formado pela direção da vibração com a linha horizontal.



Peneiras normalmente são projetadas para operar em movimentos diferentes e de acordo com a necessidade de cada projeto. Os movimentos podem ser Linear ou Circular.


As peneiras de movimento linear, possuem a excitação fora do eixo da peneira ou seja, seu conjunto de acionamento fica na parte superior ou inferior.



As peneiras de movimento circular, tem seu ponto de excitação partindo do eixo da peneira, mesma posição onde fica localizado o seu conjunto de acionamento.



Então, o que aprendemos nesse post?

1. Porque segregar material.

2. Tipos de movimento.

3. Tipos de peneiras.

4. Função de uma peneira.

5. O que é ângulo de vibração.


Deixamos aqui embaixo um vídeo incrível feito pela METSO, que mostra de maneira animada o funcionamento de uma peneira.




Um abraço,

Mateus | MecTotal

|Faça parte dos nossos grupos do Whatsapp.

126 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Mecânica Total Brasil.